APEVT | Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica | www.apevt.pt | info@apevt.pt

 

inFORMAR 33 e 34

 

EDITORIAL

Estimados associados e colegas,
a revista inFORMAR apresenta-se nesta edição com um número duplo 33 e 34 que reúne um conjunto de excelentes textos e incluí o parecer da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica sobre as recentemente implementadas Metas Curriculares.
As novas orientações curriculares em conjunto com a nova matriz curricular que eliminou a disciplina de Educação Visual e Tecnológica do seu elenco e introduziu duas novas disciplinas, a Educação Visual e Educação Tecnológica, trouxe para as estasáreas curriculares uma nova realidade, seja pela extinção do par pedagógico, seja na lecionação dos diferentes conteúdos em disciplinas próprias. Esta situação trouxe naturalmente mudanças para as práticas pedagógicas dos professores, bem como na forma como estes passaram a encarar estas áreas curriculares, com influência no processo de ensino e de aprendizagem destas matérias.
É por isso imperativo a valorização destas áreas curriculares, seja no dia à dia da sala de aula, na prática pedagógica e inevitavelmente na formação dos professores, em particular nesta fase transitória e de algumas indefinições (muitas delas desnecessárias por parte do Ministério da Educação e Ciência).
É por isso que queremos, que a revista inFORMAR, continue a corporizar-se num espaço de formação e reflexão para as áreas da Educação Artística e Tecnológica apresentado nesta edição dupla de seis artigos que refletem práticas pedagógicas, investigações e eventos efetuados dentro deste espaço de intervenção.
O primeiro texto da autoria de André Mantas e Sandra Ferreira, fala sobre a importância de trabalhar o Cinema de Animação nas áreas curriculares de Educação Visual e Tecnológica como forma de desenvolver projetos no âmbito da literacia mediática e as competências destas áreas curriculares. Joana Matos, traz-nos uma refleção sobre a simetria na interface entre a Educação Visual e a Matemática. Da Escola Superior de Educação de Viseu chega-nos uma síntese do trabalho de investigação da tese de doutoramento de Ana Souto e Melo sobre o impacto do processo de Bolonha na formação de professores de Educação Visual e Tecnológica.
José Alberto Rodrigues, Mónica Amado e Susana Lopes apresentam a recente publicação“Analisa, explora e cria”, no qual reúnem um conjunto de propostas de atividades de expressão e educação plástica na coadjuvação no 1º CEB e na AEC’s.
As ações da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica na defesa da manutenção e valorização da Educação Tecnológica no 3º ciclo do Ensino Básico são-nos aqui relatadas num texto assinado por Paulo Oliveira Fernandes.
E ainda nesta edição dá-mos a conhecer uma reportagem da autoria de Denis Conceição sobre o Evento “É preciso ter lata! Canstruction Portugal”,que decorreu este ano no agrupamento de escolas de Fajões.
Por fim e continuando as transformações iniciadas no número anterior, esta edição dupla conta ainda com a colaboração de Celina Gonçalves, professora de Educação Visual e Tecnológica, nas ilustrações.

Paulo Oliveira Fernandes

 

SUMÁRIO

3

 

Editorial

6

 

Cinema de animação em Educação Visual e Tecnológica:
Prespectivas de metodologias e estratégias em monodocência

ANDRÉ ALVES
SANDRA FERREIRA

14

 

Simetria: Na Interface entre a Arte e a Matemática em Educação Visual [ano letivo 2010.2011]

JOANA MATOS

26

 

O Impacto do Processo de Bolonha na Formação de Professores de Educação Visual e Tecnológica: síntese de um trabalho de investigação

ANA LUÍSA SOUTO E MELO

30

 

Analisa Explora e Cria:
Atividades de Expressão e Educação Plástica na coadjuvação no 1º CEB e nas AEC’s

JOSE ALBERTO RODRIGUES
MÓNICA AMADO
SUSANA LOPES

34

 

APEVT em defesa da Educação Tecnológica no 3º ciclo do Ensino Básico

PAULO OLIVEIRA FERNANDES

36

 

É preciso ter lata! Canstruction Portugal

DENIS CONCEIÇÃO

44

Ilustração

CELINA GONÇALVES

46

SUPLEMENTO: Parecer sobre as metas Curriculares

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA

73

Sumário

     
     

 

 

APEVT | Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica

As imagens utilizadas no site da APEVT foram gentilmente cedidas pela Fábrica de Lápis VIARCO, sendo algumas delas do fotografo Rui Ferreira.