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inFORMAR 33 e 34
EDITORIAL
Estimados associados e colegas,
a revista inFORMAR apresenta-se nesta edição com um número duplo 33 e 34 que
reúne um conjunto de excelentes textos e incluí o parecer da Associação Nacional de
Professores de Educação Visual e Tecnológica sobre as recentemente implementadas
Metas Curriculares.
As novas orientações curriculares em conjunto com a nova matriz curricular que eliminou
a disciplina de Educação Visual e Tecnológica do seu elenco e introduziu duas
novas disciplinas, a Educação Visual e Educação Tecnológica, trouxe para as estasáreas curriculares uma nova realidade, seja pela extinção do par pedagógico, seja na
lecionação dos diferentes conteúdos em disciplinas próprias. Esta situação trouxe
naturalmente mudanças para as práticas pedagógicas dos professores, bem como
na forma como estes passaram a encarar estas áreas curriculares, com influência no
processo de ensino e de aprendizagem destas matérias.
É por isso imperativo a valorização destas áreas curriculares, seja no dia à dia da sala
de aula, na prática pedagógica e inevitavelmente na formação dos professores, em
particular nesta fase transitória e de algumas indefinições (muitas delas desnecessárias
por parte do Ministério da Educação e Ciência).
É por isso que queremos, que a revista inFORMAR, continue a corporizar-se num
espaço de formação e reflexão para as áreas da Educação Artística e Tecnológica
apresentado nesta edição dupla de seis artigos que refletem práticas pedagógicas,
investigações e eventos efetuados dentro deste espaço de intervenção.
O primeiro texto da autoria de André Mantas e Sandra Ferreira, fala sobre a importância
de trabalhar o Cinema de Animação nas áreas curriculares de Educação Visual
e Tecnológica como forma de desenvolver projetos no âmbito da literacia mediática e
as competências destas áreas curriculares. Joana Matos, traz-nos uma refleção sobre
a simetria na interface entre a Educação Visual e a Matemática. Da Escola Superior
de Educação de Viseu chega-nos uma síntese do trabalho de investigação da tese de
doutoramento de Ana Souto e Melo sobre o impacto do processo de Bolonha na
formação de professores de Educação Visual e Tecnológica.
José Alberto Rodrigues, Mónica Amado e Susana Lopes apresentam a recente publicação“Analisa, explora e cria”, no qual reúnem um conjunto de propostas de atividades
de expressão e educação plástica na coadjuvação no 1º CEB e na AEC’s.
As ações da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica na
defesa da manutenção e valorização da Educação Tecnológica no 3º ciclo do Ensino
Básico são-nos aqui relatadas num texto assinado por Paulo Oliveira Fernandes.
E ainda nesta edição dá-mos a conhecer uma reportagem da autoria de Denis Conceição
sobre o Evento “É preciso ter lata! Canstruction Portugal”,que decorreu este
ano no agrupamento de escolas de Fajões.
Por fim e continuando as transformações iniciadas no número anterior, esta edição
dupla conta ainda com a colaboração de Celina Gonçalves, professora de Educação
Visual e Tecnológica, nas ilustrações.
Paulo Oliveira Fernandes
SUMÁRIO
3 |
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Editorial |
6 |
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Cinema de animação em Educação Visual e Tecnológica: ANDRÉ ALVES |
14 |
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Simetria: Na Interface entre a Arte e a Matemática em Educação Visual [ano letivo 2010.2011] JOANA MATOS |
26 |
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O Impacto do Processo de Bolonha na Formação de Professores de Educação Visual e Tecnológica: síntese de um trabalho de investigação ANA LUÍSA SOUTO E MELO |
30 |
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Analisa Explora e Cria: JOSE ALBERTO RODRIGUES |
34 |
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APEVT em defesa da Educação Tecnológica no 3º ciclo do Ensino Básico PAULO OLIVEIRA FERNANDES |
36 |
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É preciso ter lata! Canstruction Portugal DENIS CONCEIÇÃO |
44 |
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Ilustração CELINA GONÇALVES |
46 |
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SUPLEMENTO: Parecer sobre as metas Curriculares ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA |
73 |
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Sumário |
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