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HISTÓRICO

ENCONTRO NACIONAL APEVT - 2008

 

Política educativa e participação : construir a esperança

O que está a mudar

A res educativa vive hoje dificuldades profundas. As crises de coesão social, a heterogeneidade dos referentes culturais, a diversidade dos modos de construir a cidadania, a incerteza e a pouca credibilidade da educação escolar como um bem, as crises do trabalho e de futuros, colocam à escola uma grande dificuldade em dar resposta ao seu mandato social. As contradições sociais afectam as finalidades e organização tradicional dos sistemas de ensino, não só em Portugal mas em todo o mundo ocidental.

As políticas e o modo de governação do sistema podem aprofundar e agravar aquelas dificuldades _ como é o caso da actualidade portuguesa _ ou apontar para dias mais claros e desenhar uma esperança em que se envolvam e impliquem os agentes educativas e as escolas a fim de as ultrapassar.

Os estilos de governação e, sobretudo, o discurso político decorrente dos sound bytes do comentário feito para os meios de comunicação, não ajudam a construção participada e serena de uma resposta a estas dificuldades. Pelo contrário, produzem um pano de fundo fugaz e contraditório, onde vigora a inverdade, o medo, e a difusa corrosão de mecanismos solidários e construtivos.

Recusamos aceitar a mentira, as meias verdades e a propaganda de uma leitura facilitista da complexidade social de que a escola participa. Recusamos as opções precipitadas e unilaterais como forma de governação do mundo da educação. Recusamos que, sujeitos e actores que somos da res educativa , sejamos ignorados nas transformações educativas inevitáveis.

A exigência ética e civilizacional da participação na cidade educativa exige a todos responsabilidade e empenho

 

Participar na mudança pela intervenção profissional, cívica e social

É na actual conjuntura, difícil e asfixiante, que os professores de Educação Visual e Tecnológica, em nome da ética e deontologia profissional, promovem este encontro nacional em torno de temas que perscrutem um futuro que já está aí.

Pretendemos discutir os problemas que afectam o lugar e o papel de agentes de desenvolvimento humano , da mudança social, da inclusão e de capacitação e qualificação dos cidadãos no sentido de contrariar a progressiva destruição de valores cívicos e democráticos.

 

Os temas do encontro: uma participação estratégica

Políticas curriculares para o ensino básico: a questão do 2º Ciclo

O 2º ciclo deverá ser objecto de uma transformação curricular profunda que exige reestruturações organizativas amplas; deverão ser reequacionadas a afectação de professores e mobilidade inter-ciclos; haverá implicações resultantes do processo de Bolonha; haverá mudanças na formação de professores.

Pretende-se pensar sobre a transformação e o papel que cabe aos profissionais no desenho da sua profissionalidade.

 

As áreas da expressão plástica, da educação visual e tecnológica nos novos modelos curriculares do 2º Ciclo do Ensino Básico

As linhas orientadoras de um novo modelo curricular indiciam a configuração de novos formatos de docência, de novos modos de organização curricular com consequente problematizarão do lugar e estatuto das áreas das expressões, particularmente, a expressão plástica, a educação visual e tecnológica que desenham complexidades e impelem a uma reflexão dos seus profissionais.

Sabemos que os professores de EVT se confrontarão com estas novas exigências e são, por isso, chamados a construir, desde já, os sentidos para a transformação qualitativa da profissão e da escola.

 

Avaliação do desempenho profissional dos professores

A avaliação dos professores tem que ser olhada como um elemento crucial da vida e do espaço organizativo da escola.

É necessário recusar o tacitismo sempre presente na acção do ME; é necessário desenvolver uma visão estratégia que permita uma participação activa dos professores/e outros actores sociais nas mudanças necessárias; é necessário interpelar os modelos de avaliação assentes em processos administrativos de progressão na carreira versus modelos de avaliação orientados para o desenvolvimento profissional.

Queremos participar numa visão estratégica para as mudanças educativas.

 

 

ENCONTRO REGIONAL APEVT

 

No próximo dia 24 de Novembro de 2007, realizar-se-á na Câmara Municipal de Matosinhos o Encontro Regional APEVT subordinado ao tema "Tecnologia, Informação e Comunicação em EVT. Este Encontro contará com a presença de 6 conferencistas e acreditamos que serão uma mais valia e um precioso contributo para todos os docentes. Serão expostas práticas educativas em EVT que seguramente irão ao encontro das necessidades actuais de formação dos docentes desta área científica. Contaremos também, na parte da manhã, com a apresentação de um CD com conteúdos educativos de Expressão Plástica concebidos pelo nosso colega o Professor Manuel Porfírio e apresentados pelo mesmo.

NOTA: O Programa do Encontro sofrerá uma pequena alteração em virtude da apresentação do CD de Expressão Plástica do Colega Manuel Porfírio se realizar após o intervalo da manhã. A apresentação da comunicação de Fábio Martins poderá iniciar-se com um atraso de 20 minutos. Pelo facto pedimos desculpa mas, acreditamos que a apresentação será uma mais valia para todos os participantes.

Mais abaixo poderão encontrar e descarregar o programa do Encontro com a ficha de inscrição. Na secção Comunicações poderão descarregar os resumos das comunicações.

 

 

 

 

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As imagens utilizadas no site da APEVT foram gentilmente cedidas pela Fábrica de Lápis VIARCO, sendo algumas delas do fotografo Rui Ferreira.